19 de ago. de 2010

Como fazer etiquetas em tecido em casa

Pessoal, acho que vocês vão amar esse post...pra quem não sábia ainda...como eu!rsrssrs

Estava euzinha, a pocurar no Google empresas/pessoas que fizessem etiquetas de tecido personalizadas, pois queria colocar nas minhas peças, e aí...EUREKA!!!!!

Achei esse maravilhoso PAP da Luciana Murta, onde ela ensina a fazer em casa!!!!
Amei e quis compartilhar com vocês!
Ai vai:

MATERIAL

Papel transfer (pode ser encontrado em papelarias e algumas lojas de material para artesanato)
Pedaço pequeno de tecido 100% algodão
Computador e impressora

COMO FAZER

Em um editor de texto, escreva o texto que deseja colocar na sua etiqueta. Para ficar mais fácil de acertar o tamanho, crie uma caixa de texto com o tamanho aproximado que você quer que a etiqueta tenha e escreva o nome dentro. Eu usei aqui uma caixa de texto com 1,8cm de altura por 4,5cm de largura.
Escolha o tipo, cor e tamanho da fonte para o texto que deseja, cuidando para que ele ocupe o tamanho da caixa de texto que você criou. Lembre-se que a caixa de texto é uma referência do tamanho final da sua etiqueta, ajuste o tamanho do texto de acordo com isso.

ATENÇÃO NA HORA DE IMPRIMIR!!! É preciso imprimir o texto espelhado, se não, quando passar o texto para o tecido ele vai aparecer invertido, como se estivesse refletido no espelho. Para imprimir espelhado, entre nas propriedades da impressora antes de confirmar a impressão e marque a opção “mirror image” ou espelhar imagem (ou algo semelhante em português). Se quiser fazer um teste, imprima primeiro em um papel comum para ver o resultado e só quando estiver satisfeito, imprima no papel transfer.
Dica: Para aproveitar pedacinhos do papel transfer, imprima o texto (já espelhado) em uma folha de papel comum, cole com fita adesiva o pedaço de papel transfer exatamente em cima do texto impresso (não use um pedaço muito pequeno, é bom que tenha uma folga em relação ao tamanho do texto).
Depois é só inserir novamente o papel na impressora (na mesma posição) e mandar imprimir novamente. O texto será impresso sobre o papel transfer.
Depois de impresso, recorte o texto.
Deixe o ferro de passar roupa esquentar em temperatura para tecido de algodão. A temperatura do ferro e o tempo de aplicação pode variar um pouco, de acordo com a marca do papel. Leia as instruções do seu papel antes. Eu mesma já queimei alguns papeis ou não deixei tempo suficiente para transferir o texto.


Coloque o pedaço de papel transfer sobre o tecido, com o texto virado para baixo e passe o ferro por cima fazendo movimentos constantes e um pouco de pressão.
Minha mãe me deu a dica de usar papel manteiga (para cozinha) por cima, isso evita que o papel queime e fique amarelado, prejudicando o tecido.
Normalmente bastam alguns segundos. Se errar, não se preocupe, vá fazendo outras tentantivas, aos poucos a gente consegue ajustar.
Depois é só retirar o papel e o texto já está aplicado no tecido (cuidado para não queimar a mão na hora de puxar o papel, eu sempre queimo!). Se sentir que o papel ainda está muito grudado ao tecido, para de puxar, recoloque-o na posição e passe mais um pouco. Normalmente dá para salvar o trabalho e terminar corretamente .
Corte o tecido de forma a deixar aproximadamente 1cm de cada lado do texto. Embaixo e em cima do texto eu costumo deixar grande mesmo e cortar o excesso no final.
Dobre a parte de cima, virando para trás, para dar o formato de etiqueta.
Eu costumo colar por dentro com cola pano, isso evita que a parte da frente fique desalinhada com a de trás na hora de costurar.
Corte o excesso deixando uma folga para costurar.
E a etiqueta está pronta para ser utilizada.
Exemplo de uso:
Esse foi o PAP da Luciana, perfeito né?
MUITO OBRIGADA LUCIANA!!!!

Dica: Só achei o papel transfer para tecido em papelaria, aqui em Porto Alegre achei na Casa do Papel, um pacote com 10 folhas A4 por R$ 25,50 da marca Data Jet.

O problema vai ser imprimir espelhado, pois a minha impressora é Canon e ainda não achei como!!!
Bjkas

39 comentários:

♥alba♥ disse...

Amei a dica, muito boa, vamos nos atrapalhar no começo mais no final tudo da certo, vc falou em 10 folhas é tipo a4(tamanho)?
Obrigada pela dica,supimpa,rs
Beijim!!!

Rosana Sperotto disse...

Cris, será que numa impressora HP comunzinha funciona? Também tô querendo as etiquetas e seria ótimo produzi-las em casa. Valeu a dica! Beijo!

Vania Verçosa disse...

Cris!!!

Eu também estava procurando por etiquetas.

Que maravilha essa ideia. obrigada.

Beijos no coração...

Fabí disse...

Menina, eu sabia disso, mas estava esquecida. E já ia mandar fazer umas etiquetas... Obrigada pela dica! Vou fazer!!!!! Bjs

Vanessa Biali disse...

Que ideia bacana, Cris!
E fica tão fofo...
Quando fizer, não deixe de mostrar as suas. ;-)
Beijos,
Vanessa

Unknown disse...

Cris , a dica é muito boa , obrigada por compartilhar, é porisso que eu amo a blogosfera , sempre tem gente generosa , disposta a dividir o que aprende/descobre.

bjão e bom fim de semana

Drika disse...

QUE BACANA ESSA DICA!!!MUITO SIMPLES E FÁCIL
OBRIGADA
BJS

Fernanda disse...

Cris, muito legal essa dica!
obrigada por compartilha-la conosco
beijos

maçaroca da dê disse...

Eu achei um post em inglês, mas dá no mesmo, e a pessoa faz a etiqueta em tiras, ou numa fita mesmo de algodão. Eu estou fazendo as minhas em viés mesmo. Cabem muuuitas numa única folha. Vou recortando e tranferindo uma por uma, na cor do viés que combine com a peça!! Rsrsrs!! bjks

Karla Jeanne disse...

Super dica essa!!! Posso compartilhar no meu cantinho também???
BJKAS DE KARLA***

Paparico Pop disse...

Viu só Cris??? Nada como um sorteio pro povo todo paparicar... rss

E o sorteio é amanhã!!!!

Bjuu

Elaine disse...

Cris!!! Que dica boa!!! E eu tava mesmo precisando dela! Muito obrigada, linda. Beijos, Elaine.

sandra disse...

Oi Cris! Adorei o post, uma dica super valiosa,obrigado por partinhar.Beijos,sandraveia

Lilian Janine disse...

Que PAP 10!!!
Gostei muito!!!
Já favoritei!

ArtRock disse...

Um convite: Venha conhecer as minhas pequenas criações e faculte a sua opinião sobre as mesmas por lá ;)
Continuação de muitas e boas criações, tal como tem feito até agora,
Atentamente,

Telma Henriques

www.artrock-telma.blogspot.com

ArtRock disse...

Fico muito contente que tenha gostado das minhas pequenas criações! Muito obrigada pela visita, pelo comentário... Enfim, tudo isso me deixou muito contente! Obrigada!
Volte sempre, pois é muito bem-vinda ;)

Atentamente,

Telma Henriques

www.artrock-telma.blogspot.com

Duendes disse...

Oi Cris passei por aqui e achei o seu blog uma fofura .Parabens Deixo o convite pra vc vir me conhecer e deixar a sua opiniao sobre o meu trabalho.Beijos e otimo domingo.

Paty Fortunato disse...

Amiga,

Mto legal!
Assim parece facinho, quem sabe e tento aqui.Vamos ver se levo jeito rs

Beijocas!

Paparico Pop disse...

Obrigada Crisita!!!

Bjubju

Simples cantinho disse...

Oi!
Tem selinho pra vc no meu blog.
Beijos!!!

Mery Vale disse...

Oi Cris,
amei o pap da etiqueta..saudades de vc...garota!!
Beijos carinhosos,
Mery

Anônimo disse...

Obrigada pela dica amei! bjs.

Nani disse...

Oi Cris
Super legal teu blog,olha os vestidinhos maiores tem uns 10cm e o de bebê entre 5 e 6cm .
Obrigada pela visita no meu Blog!
Bjs
Nani

Waneska Ferreira disse...

Menina, amei isso! nossa, genial...heheheheh. Vim retribuir a visita e dar uma bisbilhotada por aqui heheheheh.
Ah, aquele meu cantinho é temporário, na casa da minha mãe, qdo eu me casar ano que vem, e for morar no meu micro ap, também vai ser tudo dentro dos armários, e dentro das caixas....rtsrsrsrsrs, aproveito enquanto dá. :)
bj

Unknown disse...

Obrigada pela dica da etiqueta. Tava entrando em pânico já! rsrsr! Amei teu blog é uma fofurinha!!!
Parabéns!! Beijos

tia Naná feltros disse...

Gente!!! isto é um achado!!!! Muito obrigada por compartilhar conosco!!!

Floreios e Entremeios disse...

Nossa, eu estava procurando uma etiqueta e achei você. Obrigadíssimo. Bjks.

marcia disse...

Parabéns!!!
Vc é gente finíssima...
para compartilhar essa idéia maravilhosa.
Bjnhs

Esse Blog é acompanhado pelo: "Atualizamos suas redes sociais" disse...

OIE AMIGA, QUE LINDO BLOG!! ESTOU TE SEGUINDO, ME SEGUE TAMBÉM!! BEIJUSSS

Unknown disse...

oi Cris, amei a dica da etiqueta...muito obrigada
http://kriandoartecomsabor.blogspot.com

NBombonato disse...

Ola Cris,
Muito Obrigada pelo post, facilitou muito o meu trabalho,só tenho uma dúvida vc sabe se pode lavar. Vou colocar em roupas.
Obrigada
Alexandra Bombonato
Criando Moda com Arte
www.alexandrabombonato.com.br

Grifo Etiquetas disse...

olá, Para ajudar indico uma empresa que faz Etiquetas de composição para confecções e para qualquer outro tipo de artigo que precisar, acesse grifoetiquetas.com e veja você mesma(o).

Tânia Martins

Unknown disse...

Adorei a dica / PAP.

Acho que vou tentar.
ttp://bysandraduarte.blogspot.com
h

Vivi disse...

Oi adorei este pap, vou tentar fazer...to te seguindo!!!
Vai ver o meu...
bjos
http://viviminhasartesfavoritas.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Obrigada Cris...valeu a dica...vou criar as minhas etiquetas...beijos.

Anônimo disse...

oi, estou te seguindo me siga tambem
http://arteirassempredeplantao.blogspot.com.br/

Marcii disse...

Olá! Parabéns pelo blog, só uma pergunta que tipo de tecido é bom para usar?

Cristina Haberl disse...

Cris, sua dica da etiqueta é ótima, resolveu meu problema. Gratíssima. Já sou sua seguidora. Bjs
Artesanato & Arte

di lua disse...

minha impressora é a laser, será que tambem funciona?