26 de mar de 2010

Interesse Público

Oi gente!!!
Vi esse post no blog da Soll Artes e outras coisas onde ela convida a Lidiane Vasconcelos do blog/site Bicho Fêmea para comentar sobre algum o assunto.
 O assunto escolhido pela Lidiane foi dos mais interessantes: Como descartar os remédios vencidos que temos em casa?
Abaixo segue o texto escrito pela Lidiane:


"Falando no Coisas...."


Por Lidiane Vasconcelos....

Como jogar fora os remédios vencidos ?!!

Quando fui convidada pela Soll para escrever por aqui, fiquei pensando no que publicaria de modo que acrescentasse algum valor ao post. Fiquei contente demais com o convite, e queria fazer alguma diferença no blog dessa bonitona, néam?

A impressão que eu tenho da Soll e de seu blog é que em ambos há gosto pela informação. Eu sou assim também, procuro nortear o meu blog para que seja dessa forma e percebo que quem lê o Bicha Fêmea gosta disso também. Sendo assim, suponho que quem passa pelo Soll Artes e Outras Coisas pensa parecido. Isto posto e concluído, decidi sobre o que escrever.

Por esses dias eu me deparei com um dilema doméstico comum a muitas bichas fêmeas que, como nós, estão atentas ao que é bom para o meio ambiente: como jogar fora adequadamente os remédios vencidos?
Se você for como eu, deve ter em casa sua pequena farmácia com remédios para dor de cabeça, cólica menstrual, machucados, dores musculares, etc. Uma hora o remédio vence, e jogar fora como quem joga cascas de laranja não é bem o ideal, concorda?

Quando me deparei com essa dúvida, constatei que não sabia o que fazer. Pior, não me lembrava de ter lido qualquer coisa a respeito, e por isso a ignorância. Cheguei a pensar em jogar o que era líquido no banheiro, você já pensou assim também? Mas apenas pensei, ainda bem! Antes eu pesquisei qual a atitude correta nessas horas, e aprendi um pouco mais sobre algo… que bom!

Muita gente pensa logo no que eu pensei, não é? Mas essa alternativa não é a mais adequada porque os remédios contaminam o solo e os mananciais. Também tem gente que descarta os remédios no lixo doméstico, o que também não é aconselhável por causa do mesmo motivo que citei, e ainda tem outro agravante, que é o caso de os catadores acharem os remédios e consumí-los. Ou seja, o inconveniente é duplo.

Infelizmente não há nada que regule o descarte de remédios pelo cidadão comum, somente os hospitais e drogarias é que seguem normas quanto a isso. Já se pensou em criar uma lei que defina isso, obrigando as farmácias a aceitarem esses medicamentos vencidos. Mas nada há de concreto, então as farmácias não estão obrigadas a receber nossos medicamentos fora da validade.




Mesmo assim, eu agi desse modo: eu tinha alguns remédios para comprar, e fui na farmácia mais próxima. Comprei os remédios e questionei se eles não aceitariam meus medicamentos vencidos para que eles fossem descartados da forma correta. O balconista disse que não poderia aceitá-los porque tudo o que eles descartam passa por um controle interno blá blá blá whiskas sachê…

No fim das contas, é preciso que se diga, o balconista me orientou a levar a medicação na vigilância sanitária da cidade, porque lá eles aceitam e tudo seria incinerado (como tem que ser). Ah, bom! Aí tudo já mudou de figura, não é? Como sou uma bicha fêmea esperta, já tratei de ligar e confirmar a ligação. Sim! Eles aceitam que eu deixe meus remédios lá. Rá!

Então será assim que vou resolver o meu problema, e sugiro a você, bonita, que tente fazer algo para evitar lançar os remédios vencidos no lixo doméstico ou no vaso sanitário. É que a natureza agradece, e pessoas desavisadas (como os catadores, por exemplo) também, sim?!




Então é isso meninas... não se sintam envergonhadas porque eu também NUNCA tinha pensado nisso.... mas agora não tem mais desculpa! Bora mudar isso já! 

Então era isso meninas!
Obrigada a Soll e a Lidiane por  deixarem eu postar por aqui!
bjkas

4 comentários:

Simone disse...

Oiêêê...
Menina o que você disse que não é o idela fazerera justamente o que eu fazia com os meus remédios vencidos... Jogava tudinho no banheiro, mais agora já aprendi e não vou mais fazer isso, irei seguir o seu conselho, obrigada!
Bjos e tenha um lindo dia!

Paty disse...

Hummmm...bom saber,obrigado pelas dicas querida.

Beijocas!

Mimos da Nieta disse...

Obrigado pelos seus conselhos
Bjs.
Nieta

STILO BASICO disse...

oi ... bela postagem , precisa ser amplamente divulgada , muito útil .